Bancada do MDB
Grande liderança poliítica de sua região, Sergio Prusch Vitt, é filho do senhor Antônio Cristóvão Vitt e da senhora Olinda Prusch Vitt (ambos in memoriam). Nascido no município de Três Forquilhas no dia 19 de dezembro de 1957, Alemão, como é popularmente conhecido, teve 5 irmãos, Angelino, Nair, Celso, Marlene e Ana.
Sua trajetória na vida profissional se deu logo aos 7 anos de idade, quando passou a ajudar seus pais na agricultura. Aos 20 anos se casou e continuou na agricultura, ramo de atividade em que se manteve durante toda sua vida, posteriormente trabalhando por conta própria e onde atualmente trabalha na criação de gado leiteiro e na plantação de Aipim.
Em paralelo a vida profissional, Alemão se matriculou na escola Luterana Frei Martins, onde frequentou até o quinto ano do ensino primário, sendo inclusive líder de classe. A seguir, passou a se dedicar apenas ao trabalho, até conhecer Ana Maria dos Reis Vitt, que logo depois veio a se tornar sua esposa.
Respeitando os costumes da igreja evangélica de confissão Luterana no Brasil, escolheram o dia 8 de outubro de 1977 para sacramentar esta união, que logo foi abençoada com o nascimento dos filhos Mauro e Míriam. Mais recentemente Alemão foi nomeado a uma das funções mais importantes de sua vida ao se tornar avô de Gabriel.
Alemão é torcedor do Sport Club Internacional e escolheu o torneio de lago como modalidade esportiva que pratica. Em seus momentos de lazer prefere a leitura e a bocha, mas tem gosto também por frequentar os rodeios, bailes e festas comunitárias, onde aproveita para rever os amigos e fazer novos contatos.
Seu interesse por questões sociais, religiosas e assuntos relacionados a sua comunidade lhe colocaram como presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, onde também ocupou o cargo de tesoureiro. Foi delegado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Forquilhas por 22 anos e do sindicato dos trabalhadores rurais de Torres por mais 12 anos, além de ter sido patrão do CTG Laço Novo de Boa União.
Os registros políticos de sua família apresentam seu pai, Antônio Cristóvão Vitt, como sub-prefeito do município de Torres por 3 mandatos, e sua irmã, Marlene Vitt da Rocha, como ex-vereadora municipal em Três Forquilhas. Mas sua entrada na vida política se deu através do incentivo vindo da diretoria do sindicato de Torres e do candidato a prefeito na época o senhor Darcy Brehm, fazendo com que aceitasse o convite do presidente do partido na época, Rubão (in memoriam), e se filiasse ao PP em meados de 1985, partido no qual chegou a ocupar o cargo de presidente. Mais tarde em 2007, a convite do prefeito municipal na época Paulino da Silva Azevedo, Alemão passou a defender os ideais do PTB onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente.
A trajetória política de Alemão começou a ganhar destaque na gestão 1993/1996 quando foi eleito o primeiro vice-prefeito com apenas 87 votos de diferença para o outro candidato. Como vice-prefeito Alemão conseguiu a instalação da rede de energia elétrica nas comunidades de Barreiro, Rio do Pinto, Morro Quente, Morro dos Prusch e do Retiro.
Na gestão seguinte 1997/2000, Alemão se elegeu vereador com 131 votos recebidos, nesta oportunidade se licenciou da câmara de vereadores para ocupar o cargo de secretário da agricultura. Sendo reeleito na gestão 2001/2004 com 158 votos recebidos, voltou a ocupar o cargo de secretário da agricultura e na gestão 2005/2008 com 167 votos recebidos foi eleito novamente vereador e ocupou o cargo de secretário de obras. No pleito eleitoral de 2012, já no PTB, Alemão recebeu 159 votos e foi reeleito vereador para a gestão 2013/2016, voltando inclusive a ocupar o cargo de secretário de obras da prefeitura.
Em outubro de 2016, incentivado pela comunidade de Boa Unido e pela diretoria do PTB, Alemão novamente entrou na disputa eleitoral, defendendo a campanha “O homem que faz e não promete”. Priorizando trabalhar com mandato em prol de obras e estradas rurais, alcançou sua maior votação em disputas para o legislativo. Somou ao todo 208 votos recebidos de forma direta e democrática, sendo o terceiro candidato mais votado do PTB e o segundo vereador eleito na classificação geral para a gestão 2017/2020 da câmara de vereadores do município de Três Forquilhas.
Como principais obras e conquistas como vereador destaca-se a construção de três pontes na comunidade Boa União, a construção de uma creche no município através da emenda parlamentar com o deputado federal Luiz Carlos Buzzatto, que trouxe para os cofres públicos uma verba de um milhão e cem mil de reais, e em outra emenda parlamentar com o deputado Sérgio Moraes, Alemão adquiriu para o município um caminhão caçamba.
Sendo assim, Alemão agradece em primeiro lugar a Deus. Agradece também a sua esposa, que foi seu braço direito durante esta jornada, uma companheira de luta incansável. Alemão registra seus filhos como tudo em sua vida, pessoas que lhe dão o prazer de viver, assim como seu neto a quem considera uma relíquia.
Alemão cita ainda sua nora Gecilda, que além de ser trabalhadora é uma pessoa muito querida, assim como sua sogra Isabel Barros dos Reis e seus irmãos, a quem declara todo seu amor e agradece pela união familiar.
Sua homenagem póstuma, Alemão dedica aos pais que partiram para o descanso eterno mas foram os grandes responsáveis por tudo que se tornou e conquistou ao longo dos anos.
Na política, o secretário de obras Sergio Prusch Vitt expressa sua admiração pelo atual prefeito Robson Bobsin Brehn, pelo ex-governador do estado Jair Soares e pelo ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.
Por fim o vereador Alemão agradece especialmente a todos os eleitores do município de Três Forquilhas, principalmente a comunidade de Boa União pelos votos de confiança depositados em sua pessoa e se sente muito grato a todos por tudo o que se tornou na vida. Cita ainda o versículo bíblico “Amarás a teu Deus acima de todas as coisas e teu próximo como a ti mesmo”.
GÉLCIO SPARREMBERGER WITT
E-mail: gelcio@camaratresforquilhas.rs.gov.br
Fone: (51) 9 9992 7947
Redes sociais:
O município de Torres no estado do Rio Grande do Sul, foi o lugar escolhido para o nascimento de Gélcio Sparremberger Witt, vindo para o mundo no dia 25 de fevereiro de 1964 para, ao lado de seus irmãos Marina, Saul e Silvio, formar a família iniciada por seus pais José Aristides Witt e Odacila Sparremberger Witt (ambos in memoriam).
Gélcio iniciou na vida profissional ainda criança, quando com apenas 8 anos de idade passou a trabalhar na agricultura ajudando seus pais, uma situação muito comum nas cidades do interior. Determinado em conquistar sua independência financeira, batalhou honestamente para conquistar tudo o que tem. Aos 19 anos se casou e continuou na agricultura ao longo dos anos e atualmente concentra suas atividades na plantação de hortifrutigranjeiros.
Em paralelo ao trabalho, Gélcio teve tempo de estudar. Frequentou o ensino primário na escola particular Frei Martinho, em sua terra natal Torres. Depois através do EJA do município de Osório encerrou o ensino fundamental, passando a se dedicar apenas a vida profissional até o dia em que conheceu Edi Knevitz Witt, com quem se casou no dia 24 de setembro de 1993, respeitando os costumes da igreja evangélica Luterana do Brasil. Para concretizar o sonho de constituir família, foram triplamente abençoados com o nascimento dos filhos Vanessa, Vitor e Gustavo.
Torcedor do Sport Club Internacional, em seus momentos de lazer Gélcio gosta de ler, ir à praia e frequentar as festas comunitárias, onde aproveita para rever amigos e fazer novos contatos a fim de defender os interesses de sua comunidade. Gélcio ganhou mais destaque como defensor dos direitos de sua comunidade quando ocupou a presidência do Círculo de Pais e Mestres da Escola Municipal José Alberto Schutt. Foi também presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, além de ter sido também tesoureiro da comunidade São Paulo de Boa União, onde também foi vice-secretario.
Gélcio entrou para a vida política incentivado pelo Pastor Martin Brehm, pelo senhor Silvio Bottin (in memoriam) e por seu pai. Fez parte do PFL e do Democratas e atualmente defende os ideais do PSD, onde entrou em meados de 2011 a convite do prefeito municipal de Três Forquilhas na época, Paulinho da Silva Azevedo.
Filiado ao PFL, Gélcio se elegeu vereador pela primeira vez na gestão 1997/2000, quando recebeu 148 voto. Na gestão seguinte 2001/2004 foi reeleito com 128 votos recebidos de forma direta e democrática. Depois se transferiu para o DEM onde também se elegeu vereador na gestão 2009/2012, quando recebeu 137 votos, sendo inclusive nomeado presidente do poder legislativo no ano de 2012.
Em outubro de 2016 incentivado por amigos, voltou novamente a uma disputa eleitoral, participando de comícios e carreatas promovidos pela coligação entre o PSD, PMDB, PTB e PSB. Com o apoio de amigos, familiares e dos seus cabos eleitorais defendeu a campanha “Seriedade no trabalho que faz”, quando percorreu as comunidades pertencentes a seu município divulgando suas ideias, onde priorizava trabalhar por melhorias nas estradas, na saúde e na educação. Somando tudo isso ao apoio recebido do seu partido PSD, Gélcio alcançou a soma de 158 votos recebidos de forma direta e democrática, sendo o segundo candidato mais votado de seu partido e o quarto vereador eleito na classificação geral para gestão 2017/2020 da câmara legislativa do município de Três Forquilhas, sendo inclusive vice presidente do poder legislativo no primeiro ano de seu mandato (2017) e assumindo a presidência no ano de 2018.
Entre seus requerimentos e indicações como vereador destaca-se o requerimento para perfuração de um poço artesiano na Linha Retiro.
Sendo assim, agradece a sua esposa, uma guerreira, que esteve sempre ao seu lado, inclusive dando muito apoio durante as campanhas politicas, assim como seus filhos que defenderam e continuam a defender a sua bandeira, estando sempre ao seu lado.
Gélcio cita ainda seus irmãos por estarem sempre ao seu lado lhe dando muito apoio, e registra sua homenagem póstuma e solene aos seus sogros, José F. Knevitz e Dorina Izaltina da Rocha Knevitz, e aos seus pais que partiram para o descanso eterno deixando, além de um grande legado, muita saudade entre seus entes e amigos.
Na política o vereador e presidente do poder legislativo municipal Gélcio Sparremberger Witt expressa sua admiração e inspiração no ex-prefeito Paulinho da Silva Azevedo, no atual deputado federal Alceu Moreira e no ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso.
Para finalizar o vereador Gélcio agradece muito aos eleitores que lhe depositaram o voto de confiança no qual pretende retribuir fazendo tudo que puder, buscando melhorias para região e para todas as comunidades do município de Três Forquilhas e deixa registrado versículo bíblico “Ser fiel até a morte, partirei a coroa da vida eterna”.