Nossa História

O município de Três Forquilhas, situado no litoral norte do Rio Grande Do Sul é uma região privilegiada com rios, montanhas, terras férteis, vegetação preservada e grande potencial econômico e turístico. 

O local teve a instalação de um grupo de 146 pessoas que chegaram em Torres em 17 de novembro de 1826. Esses colonizadores alemães agregaram-se aos nativos, portugueses e de outras nacionalidades e etnias, compondo esta comunidade totalmente integrada. O desmembramento do distrito em relação a Torres, ocorreu em 20 de março de 1992. Instalando o Município a partir de 1° de janeiro de 1993. O nome do município decorre da confluência de três braços de rios a que se denominou Três Forquilhas.

O município de Três Forquilhas está inserido na área de Mata Atlântica com belezas naturais reservadas, como as Cascatas da Pedra Branca e do Barreiro; paisagens belíssimas, vistas da Chapada dos Valim; rios de água límpidas; Canyon do Josafá e engenhos de cachaça. Entre belos conjuntos emoldurados por rica e densa vegetação com flores e ramagens silvestres, encontra-se a rodovia municipal da Serra do Retiro ao alto Rio da Terra. Passeios por pitorescos e verdejantes caminhos do município encantam os olhos, acalmam e alegram o espirito, fascinando os amantes da natureza.

A economia está alicerçada em pequenas colônias hortigranjeiras, criação de bovinos, fábrica de cerâmica, alambiques, fábrica de enlatados e um diversificado comércio em desenvolvimento.

O município teve a sua divisão distrital com as comunidades de Morro do Chapéu, Boa União, Vila São Sebastião, Sede e Costa de Dentro.

Um local de rara beleza instalado entre a Serra e o litoral desde altitudes do Morro Josafá até a lagoa Itapeva.